top of page

SOBRE A ESCOLA CAPITÃO

frente da escola 2.png
O Capitão é uma escola cujos objetivos são:
  • Promover a construção do conhecimento, das competências e habilidades e atitudes relacionadas às diferentes áreas do conhecimento, garantindo o acesso aos saberes já construídos e a possibilidade de criação, desenvolvimento de novas competências expressivas, éticas e de interação social.
  • Desenvolver a autonomia intelectual e moral, assim como a capacidade de cooperação, respeito e solidariedade.
  • Garantir o envolvimento e a interação com o ambiente escolar vivenciando uma socialização ativa e democrática sem discriminação de nenhuma espécie com um acolhimento sensível às diferenças e necessidades especiais.
  • Buscar novas soluções, criar situações que exijam o máximo de empenho dos educandos e estimular novas estratégias de compreensão da realidade.
  • Permitir ao aluno exercitar sua cidadania a partir da compreensão da realidade, da comunidade do entorno e da sociedade, para que possa buscar novas formas de ação na sociedade e assim contribuir para a sua transformação.

 

Nossa filosofia
tema escola.png

A sociedade é permeada por conflitos e contradições e o conhecimento é inseparável da prática social, resultando em trocas que se estabelecem entre o sujeito e o meio natural, social e cultural. Esse conhecimento não se baseia em acúmulo de informações mas em uma elaboração mental que deve se traduzir numa prática e numa ação pra mudança da sociedade.

O lema da escola é:

Eu aprendo comigo, com o outro e com o meio ambiente

Nossa história

A escola foi criada em 1958 em um galpão na Rua Águas Virtuosas. Em 1963 passou a funcionar no prédio atual. Em 1970, a Escola foi a primeira a implantar a escolaridade de 8 anos e passou a ser denominada Grupo Escolar e Ginásio Capitão Pedro Monteiro do Amaral e em 1975 passou a Escola Estadual de 1º e 2º Grau. Toda essa movimentação foi amplamente apoiada por uma APM forte e ativa, o que levou ao reconhecimento de toda a região. 

bottom of page